top of page

A Cia. Teatral Miletrê surge como o braço artístico do NEEDRAM – Núcleo de Estudos em Encenação, Escrita Dramática e Marxismo, um núcleo de pesquisa e extensão coordenado pelo prof. PhD Paulo Ricardo Berton, atualmente professor adjunto IV do curso de Artes Cênicas da UFSC, no qual leciona teoria teatral, encenação teatral e escrita dramática e do curso de pós-graduação em Literatura (PPGLit) da UFSC.

A cia. Miletrê nasce da determinação de um grupo de jovens artistas teatrais, que buscam aliar tradição e experimentação, crítica e provocação, entendendo que a arte do teatro deve ativar os sentidos, a imaginação e o pensamento do seu público.

O projeto-base da cia. se chama Vozes Reais, Antípodas Naturais: Floripa, a Flor do Oriente. A partir de um grupo de pesquisa o qual se propõe a verificar, na teoria e na prática, um possível entrelaçamento entre as tradições teatrais do ocidente e do oriente, surge a idéia de se encenar uma série de textos de autores canônicos da dramaturgia ocidental, trazendo para cada um deles elementos de um gênero teatral específico da tradição asiática. Paralelamente, para cada montagem, o foco temático recai sobre um grupo social da cidade de Florianópolis, na tentativa de abarcar o rico mosaico que compõe o tecido humano desta cidade de vocação cosmopolita. Aliar arte e entretenimento, provocar o riso e a reflexão, fugir do óbvio, mas sem cair em nenhuma irresponsabilidade ética ou estética são os eixos primordiais deste projeto. Doze textos do cânone da dramaturgia ocidental + doze formas teatrais asiáticas + doze grupos sociais de Florianópolis em um projeto de pesquisa continuada, percorrendo diferentes tradições da cena e revelando a riqueza das comunidades que formam a população da capital do estado de Santa Catarina.

‘O Homem da Moda, ou O Senhor Fopling Fútil’, ponto de partida do espetáculo inaugural do projeto, é um texto da autoria de Sir George Etherege, o qual faz parte dum período histórico do teatro inglês conhecido como a restauração. Tendo sido banida pelo interregno puritano, a monarquia inglesa retorna de um exílio forçado na França, trazendo de lá os costumes afetados da corte de Luís XIV. Os teatros são reabertos em Londres e surgem comédias de costumes bastante satíricas, sendo os alvos preferidos destes dramaturgos as celebridades e a própria aristocracia. Um texto que satiriza a aristocracia inglesa e seus trejeitos ganha uma adaptação para ironizar a própria elite de Florianópolis, que segundo as falas das personagens: “transita pelo circuito Elizabeth Arden da ilha, jurerê-lagoa-beira-mar”, “frequenta peixadas e feijoadas” e “se horroriza quando passa alguém usando um tênis sem marca”. Costurando a trama ágil e o tema divertido e ácido, foi se buscar os elementos cômicos do katakhali, uma dança indiana que mescla atores e músicos, e que conta histórias retiradas dos grandes épicos hindus. Sua movimentação vigorosa e sua maquiagem características dialogam com a velocidade do texto de Etherege e incitam o sarcasmo da rasa hasyam, que, de acordo com o Natyasastra, evoca os sentimentos cômicos no público. O espetáculo já se apresentou no auditório do Centro de Eventos da UFSC, na Escola de atores Aktoro, na Caixa Preta do Bloco D do CCE (todos estes espaços em Florianópolis)e nos quatro campi da UFSC no interior do estado. Também foi selecionado para o festival de teatro ‘Teatralny Kufar’ na Bielorússia. 

Antes da estreia de ‘O Homem da Moda’, a Cia. Miletrê realizou os seguintes trabalhos: ‘Quatro Bombas no Bolso’ (2013), leitura dramática do texto de Ugo Chiti na Semana de teatro italiano em Curitiba/PR. ‘Parasitas’ (2015), montagem do texto do alemão Marius von Mayenburg na disciplina Processos Criativos do graduando Isaque Silveira. Para 2018 estão previstas mais duas montagens resultados de Trabalhos de Conclusão de Curso de graduandos ligados ao NEEDRAM: ‘Arte’, de Yasmina Reza, TCC em atuação dos alunos Ícaro Bolognini e Alexandre Borges, com direção do professor P.R.Berton e ‘Amor da Minha Vida’, de Caryl Churchill, TCC em encenação teatral da aluna Kytiane Kittel.

bottom of page