top of page

Quatro Bombas no Bolso

2013

Leitura encenada do texto dramático 'Quatro Bombas no Bolso' do italiano Ugo Chiti, no Festival Mia Cara Curitiba, na capital parananense, no Teatro José Maia Santos (NEEDRAM/ART/CCE/UFSC).

Direção - P.R.Berton.

Elenco - Leandro Batista, Aline Elingen, Bruno Santos, Susan Monteschio, Bruno Miguel, Federica Guerretta, Bia Gonçalves e P.R.Berton.

Tradução - Federica Guerreta e P.R.Berton.

Tizzo: Por volta do meio dia a Soprana começou a cantar! (todos se movem alarmados). A Soprana nunca cantava sem ter uma razão. Era uma velha que morava num casebre de pedra, camponeses pobres, uma família sem braços jovens, com muitos poucos animais! Às vezes nós levávamos um pouco de pão pra eles, só isso! Não tínhamos outro tipo de relacionamento. Mas desde que estávamos naquela posição, a Soprana fez um grande trabalho para nós... assim que ela via alguém chegar na rua, ela começava a cantar... não importando quem fosse... nesse dia era Don Bosco... um garoto que tinha estudado num seminário em Florença. Don Bosco, como mensageiro não tinha igual, se camuflava por completo, só a Soprana sabia reconhecer ele...

4 bombas 3
4 bombas 6
4 bombas 8
4 bombas 2
ugo chiti
4 bombas 5
4 bombas 7
4 bombas 9

Prêmios

Selecionado para o Festival Mia Cara Curitiba 2013

2015

Parasitas

Apresentação do espetáculo 'Parasitas' do alemão Marius von Mayenburg, na disciplina 'processos criativos' do curso de graduação em Artes Cênicas (ART/CCE/UFSC).

Direção - Isaque Silveira.

Elenco - Marcilênio Arruda, Alexandre Borges, Leonardo Bittencourt, Tiago Vargas e P.R.Berton.

Tradução -  P.R.Berton.

Cena 1 - RINGO

 

(Ringo está sentado numa cadeira de rodas)

RINGO - Tá tudo muito quieto, ainda dá para ouvir a sirene, vidro se espalhando, pedaços deslizando cada vez mais devagar. E no ar, o som da lataria, quando uma esmaga a outra, e um ranger agudo de metal contra o asfalto, e a cidade inteira mergulha por um instante no mais completo silêncio e fica escutando. Foi aí então que eu escutei vozes pela primeira vez por um breve momento, vozes distantes e quase inaudíveis, eu pensei, são as pessoas que estão dentro dos carros gritando por socorro, mas vinham de todos os lados, de toda a parte, feito um sussurro, conversas suaves, mas insistentes, como uma reza, eu ainda cheguei a mexer a cabeça e de repente tudo aquilo passou.

DSC_0069 - Copia
DSC_0067 - Copia
DSC_0057 - Copia
DSC_0061 - Copia
DSC_0094 - Copia
DSC_0019 - Copia
DSC_0038 - Copia
DSC_0058 - Copia
DSC_0016 - Copia

O Homem da Moda, ou o Senhor Fopling Fútil

2016

Apresentação do espetáculo 'O Homem da Moda, ou o Senhor Fopling Fútil' do britânico Sir George Etherege, no projeto de extensão 'Vozes Reais, Antípodas Naturais: Floripa, a Flor do Oriente', coordenado pelo prof. PhD Paulo Ricardo Berton (NEEDRAM/ART/CCE/UFSC).

Direção - P.R.Berton.

Elenco 1 - Paulo Witt, João Quinalha, Yuri Milano, Kytiane Kittel, Alexandre Borges, Leonardo Bittencourt, Bruno Santos, Lidiane Mesquita e P.R.Berton.

Elenco 2 - Paulo Witt, João Quinalha, Yuri Milano, Kytiane Kittel, Alexandre Borges, Leonardo Bittencourt, Kauana Machado, Ícaro Bolognini e P.R.Berton.

Tradução -  P.R.Berton.

DORIMANT – Muito cuidado, os bobos também sabem humilhar.

(Os três atores imitam o nado de Sra. Loveit: três vezes de peito, três vezes de costas. Afogam-se.)

SRA. LOVEIT – Até podem, mas não de uma forma artificial como vocês. Não temos medo de nos sentirmos decepcionadas. Depois, eles são assíduos, não dizem que vêm e não aparecem. Estão sempre sendo solícitos e prontos para satisfazer as nossas vontades.

DORIMANT (pro público) – Isto é devido ao ócio. Eles sabem como entreter as pessoas nos ambientes domésticos porque são vilipendiados na esfera social. Eles vêm correndo até vocês para buscar refúgio, ...

(Os três atores correm e se escondem atrás das espreguiçadeiras.)

DORIMANT - ...para escapar da solidão a qual eles são condenados.

SRA. LOVEIT – Os assuntos deles nos são bem mais interessantes também.

(Os três atores ficam de pé submergindo do fundo do mar.)

DORIMANT – Brincando com o seu leque, cheirando as suas mãos, ...

(Os três atores cheiram as suas mãos.)

DORIMANT - ...penteando os seus cabelos, ...

(Os três atores mexem nos cabelos alheios.)

DORIMANT - ...e observando como o corte segue as últimas tendências da féchion...

(Os três atores viram para a frente como estátuas.)

SRA. LOVEIT – Mesmo sendo mais estúpido, tu tens que concordar que é mais divertido rir dos outros do que ser alvo do riso alheio, ...

(Os três atores gargalham.)

SRA.LOVEIT - ...apesar do espírito limitado.

(Os três atores dançam como chacretes.)

SRA.LOVEIT - E nesse afã de nos elogiar, eles acabam se elogiando de tal modo que só isso já nos garante o riso. A gente não precisa se estrebuchar para agradá-los, o que consome muito da nossa energia com gente como tu.

DORIMANT (fica de pé sem jeito.) – Eles realmente se acham os maiorais –...

(Os três atores balançam os braços.)

DORIMANT - ...e também têm uma opinião de vocês acima do que deveriam. (Solta bolhas de sabão)

SRA. LOVEIT – Tu tens toda a razão: eles têm uma fé implícita...

(Os três atores rezam.)

SRA.LOVEIT - ...em nós que faz com que eles não fiquem tentando arrancar os nossos segredos, e nos poupam da constrangedora tarefa de tentar esclarecer as suspeitas que o teu jeito sútil e intrigante a todo momento desperta.

(Os três atores estalam os dedos e dançam como chacretes.)

DORIMANT – Há uma falsidade inata nas mulheres que as faz ficarem dóceis perante aqueles que elas deveriam mais do que nunca enganar.

SRA. LOVEIT – O homem que ama acima de suas qualidades não sofre mais com a impertinência insolente de sua amante do que a mulher que ama acima do seu entendimento sofre com as presunções arrogantes do seu.

THE MAN OF MODE (BRAZIL) IV
FF 30.06 c
fopling foto 1
FF 30.06 e
THE MAN OF MODE (BRAZIL) I
FF 30.06 h
FF 30.06 a
FF 30.06 b
THE MAN OF MODE (BRAZIL) V

Prêmios

Selecionado para o Festival Experimenta da SECARTE/UFSC 2016

 

Selecionado para o Festival Universitário Teatralny Kufar 2017 em Minsk, Bielorússia

Contemplado com o prêmio Procultura da SECARTE/UFSC 2017

Amor da Minha Vida

2018

Apresentação do espetáculo 'Amor da Minha Vida' da britânica Caryl Churchill, como TCC dos alunos Kytiane Kittel e Alexandre Borges, no curso de graduação em Artes Cênicas (ART/CCE/UFSC)

Direção - Kytiane Kittel.

Elenco - Alexandre Borges, Aline Pereira, Claci Becker e P.R.Berton.

Tradução -  P.R.Berton.

BERNARDO - Não é que tu não tenhas nenhum senso de consideração. Tu sabes exatamente o que significa ter consideração pelos outros e tu deliberadamente detona com tudo. Por quarenta anos eu achei que tu fosse burra, mas agora eu vejo que tu é simplesmente uma cretina.

(A campainha toca).

teatro 196
teatro 148
teatro 149
teatro 204
teatro 192
teatro 223
teatro 236
teatro 224
teatro 185
teatro 171
teatro 168

ARTE

2018               

Apresentação do espetáculo 'ARTE' da francesa Yasmina Reza,

como TCC do aluno Alexandre Borges, no curso de graduação

em Artes Cênicas (ART/CCE/UFSC)

Direção - P.R.Berton.

Elenco - Alexandre Borges, Lorenzo Acosta e Ícaro Bolognini.

Tradução -  P.R.Berton.

Yvan - Qual é o problema de vocês?...O que é que aconteceu com vocês? Aconteceu alguma coisa tão séria assim entre vocês dois que tiveram que apelar pra agressão física?

Serge - Eu comprei uma obra de arte, e Marc não aceita isso.

Yvan - E agora tu dá corda!...Vocês dois entraram num círculo vicioso do qual vocês não conseguem sair mais...Até parece eu e a Yvonne. A relação mais patológica que pode existir.

Serge - Quem é essa?

Yvan - A minha madrasta.

Serge - Faz tempo que tu não fala mais nela.

Yvan - Ela aprendeu a nadar no canal de Aubervilliers. Eles tiravam os cadáveres dos ratos e o cara que controlava as eclusas dizia, isso, agora mergulha! Era maravilhoso, ela me contou ontem à noite na casa do meu pai, nós éramos pobres e era maravilhoso! Daí eu inventei de contar pra ela que eu aprendi a nadar com quatorze anos, com calção de banho e professor particular em Autueil. Dói, tá doendo de verdade, acho que rompeu o tímpano.

(Curto silêncio).

130.jpg
49.jpg
84.jpg
111.jpg
116.jpg
127.jpg
bottom of page